Como um profissional liberal pode patrocinar um atleta?

Como um profissional liberal pode patrocinar um atleta?

Profissional liberal são como empresas, necessitam pensar, planejar e administrar todas as áreas de uma empresa, como contabilidade, fornecedores, marketing… nesse último pode entrar o patrocínio esportivo. Mas como um profissional liberal poderia entrar no patrocínio esportivo?

É sempre importante criar um planejamento para sua área de marketing, o patrocínio esportivo deve entrar nesse momento e saber o porquê, como, quem e onde é essencial para o sucesso de ambos.

Dificilmente um atleta ou equipe terá o nome do profissional estampado em sua camiseta, talvez essa nem seja uma boa estratégia mesmo, mas as redes sociais estão aí para mostrar e divulgar um ótimo trabalho e informação de qualidade.

Vamos ver como alguns profissionais liberais podem atuar patrocinando um atleta ou equipe.

Evidentemente o patrocínio na maioria dos casos será através de troca de serviço, afinal o atleta irá se beneficiar e muito com o serviço do profissional.

Quando o objetivo do profissional é trabalhar com o esporte precisa estar inserido nesse meio, essa pode ser uma boa porta de entrada, ao ser conhecido como “treinador”, “nutricionista”, “psicólogo”… do atleta campeão ou medalhista logo irá aparecer novos atletas ou aspirantes a atletas para seu serviço.

Para que funcione você precisa de estratégia, o atleta está no esporte que você mais domina? Não adianta patrocinar um atleta de maratona se você tem pouco ou nenhum conhecimento sobre esse esporte. O atleta está participando de grandes campeonatos ou é amador? Nem sempre é fácil alcançar atletas profissionais, principalmente quando esses já estão em destaque, atletas amadores pode ser uma boa opção, mas avalie o quanto o esporte é importante e o quanto ele pretende continuar.

Outro detalhe importante é fazer um contrato e acertar desde do início o papel de cada um. Alguns detalhes como: o atleta não pode faltar nas consultas ou treinos, abandono de campeonatos, tempo de patrocínio esses são alguns exemplos de cláusulas que deve constar no seu contrato.

E o mais importante é saber como será seu retorno. Será através de redes sociais (Instagram, Youtube…), será participando dos campeonatos e treinamentos no clube, será usando a imagem do atleta. Todos essas informações também é importante constar no contrato e no seu planejamento.

Principalmente para quem está iniciando na carreira essa é uma boa forma de divulgar seu trabalho, atletas de alto nível são inspirações para todas as pessoas, e logo elas passarão a te procurar também.

Aqui no Patrocinar Esportes você poderá encontrar atletas, times e eventos esportivos amadores e profissionais de diferentes esportes. Basta filtrar o perfil que melhor se encaixa com você e entrar em contato. Cadastre-se em quero patrocinar!