Patrocínio esportivo funciona?

Patrocínio esportivo funciona?

Investir no marketing da sua empresa sempre geram dúvidas de onde terá mais retorno, e quando se fala em patrocínio esportivo a dúvida parece ser maior ainda. Será que patrocínio esportivo funciona?

Patrocínio esportivo funciona sim! E muito! Mas um detalhe é muito importante, o planejamento. Isso fará toda a diferença para seu retorno. O esporte tem uma coisa que pouca ativação marketing possui, e é paixão, seja pelo esporte, time ou atleta.

Você já deve ter comprado algo porque é a marca que aquele seu jogador usa ou porque estava estampado na camiseta do seu clube de coração.

O esporte muitas vezes nos remete a palavras como determinação, superação, garra, força, coragem, disciplina, resistência, brutalidade/elegância palavras que muitas marcas também buscam estar conectadas de alguma forma. Mas aqui também vale um ponto, querer conectar sua marca com o esporte sem pensar no público-alvo não servirá para nada.

E por isso o planejamento é essencial. Qual é a razão de você querer entrar no patrocínio esportivo?

Patrocínio esportivo funciona com planejamento!

Quando você investe no esporte seu objetivo não tem que ser vendas rápidas, pelo contrário, o patrocínio precisar ser de longo prazo para funcionar.

Vamos nos aprofundar nisso. Empresas podem investir no esporte por diferentes razões:

  • Dar identidade a marca – Uma marca mais agressiva, raça, força, por exemplo, patrocinará lutas, fisiculturistas.
  • Comunicação com o público – Esporte de massas, esporte seleto (futebol, golfe).
  • Aumentar a visibilidade – Marca sendo visualizada por mais pessoas através do esporte em diferentes canais.
  • Aumentar a credibilidade – Imagina que sua marca é a fornecedora oficial do time campeão da cidade.
  • Benefícios e vantagens – Possuir um stand para vendas, poder sortear ingressos para clientes, levar os funcionários para ver os jogos…

A empresa que sabe com qual o objetivo está buscando será mais fácil saber como entrar no patrocínio esportivo. No Brasil ainda se tem na cabeça que para patrocinar você deve colocar sua marca na camiseta de um time, isso não é verdade. E nem sempre precisar ter “dinheiro” envolvido entre as partes.

Como patrocinar no esporte?

Após saber seu objetivo agora é descobrir como e onde atuar para criar essa relação com seu público-alvo. E apesar de parecer que só falei de clubes e empresas grandes, existem várias formas para fazer isso não importa o tamanho da sua empresa.

Se você possui uma academia, por exemplo, poderá patrocinar um atleta, se seu atleta for um grande campeão irá inspirar os clientes e até mesmo os funcionários.

Se você possui um mercado de orgânicos poderá patrocinar um evento de corrida da sua cidade fornecendo frutas para o café da manhã e os funcionários poderão correr de graça no mesmo evento, isso cria uma rápida comunicação entre os participantes que buscam uma vida mais saudável com as ações da empresa.

Patrocínio esportivo funciona sempre quando bem pensado e articulado sabendo qual o objetivo se quer atingir e lembre-se que nem sempre será aumento de vendas, claro que não no curto prazo. É através do patrocínio que a sua marca cria uma “atitude” e uma “identidade” e passa a ser visto pelos clientes e funcionários de forma diferente.

Você viu? Com umas simples ações é possível sim criar essa relação, porém para ver o resultado o patrocínio dever ser feito com consistência.

Aqui no Patrocinar Esportes você poderá encontrar diferentes atletas, times e eventos esportivos que estão abertos para patrocínio, basta pesquisar, filtrar e identificar o perfil que melhor lhe serve e fechar negócio. Quer Patrocinar? Clique aqui!  

One thought on “Patrocínio esportivo funciona?”

Comments are closed.